Exercícios

Teste aqui seus conhecimentos com questões selecionadas pelos nossos moderadores! Pegue papel e caneta e anote seus resultados. Confira aqui nosso cartão de respostas. Bons estudos! :)

• (UFSCar) Depois da Mata Atlântica, o Cerrado é o ecossistema brasileiro que mais sofreu alterações com a ocupação humana (...) Cerca de 80% do Cerrado já foi modificado pelo homem por causa da expansão agropecuária, urbana e construção de estradas - aproximadamente 40% conserva parcialmente suas características iniciais e outros 40% já as perderam totalmente. Somente 19,15% correspondem a áreas nas quais a vegetação original ainda está em bom estado. (WWF. Biomas brasileiros – Cerrado)
a) Indique o regime climático e dê duas características da vegetação original desse ecossistema.
b) Cite quais as principais atividades agropecuárias que se expandiram na região do cerrado e quais problemas ambientais elas têm gerado.

• (ENEM) O ecossistema urbano é criado pelo homem e consome energia produzida por ecossistemas naturais, alocando-a segundo seus próprios interesses. Caracteriza-se por um elevado consumo de energia, tanto somática (aquela que chega às populações pela cadeia alimentar), quanto extrassomática (aquela que chega pelo aproveitamento de combustíveis), principalmente após o advento da tecnologia de ponta. Cada vez mais aumenta o uso de energia extrassomática nas cidades, o que ocasiona a produção de seu subproduto, a poluição. A poluição urbana mais característica é a poluição do ar.
Os efeitos da poluição atmosférica podem ser agravados pela inversão
térmica, processo que ocorre muito no sul do Brasil e em São Paulo.
Esse processo pode ser definido como:
a) processo no qual a temperatura do ar se apresenta inversamente proporcional à umidade relativa do ar, ou seja, ar frio e úmido ou ar quente e seco.
b) precipitações de gotas d’água (chuva ou neblina) com elevada temperatura e carregadas com ácidos nítrico e sulfúrico, resultado da poluição atmosférica.
c) inversão da proteção contra os raios ultravioleta provenientes do Sol, a partir da camada mais fria da atmosfera, que esquenta e amplia os raios.
d) fenômeno em que o ar fica estagnado sobre um local por um período de tempo e não há formação de ventos e correntes ascendentes na atmosfera.
e) fenômeno no qual os gases presentes na atmosfera permitem a passagem da luz solar, mas bloqueiam a irradiação do calor da Terra, impedindo-o de voltar ao espaço.

• (UNIFESP) Sobre a relação existente entre o buraco na camada de ozônio e o efeito estufa, é correto
dizer:
a) quando aumenta o buraco na camada de ozônio, aumenta também a tendência de
aquecimento global por causa do efeito estufa, pois os gases que comprometem a camada
de ozônio também contribuem, ainda que em menor escala, com o aumento do efeito estufa.
b) se o efeito estufa aumenta, o buraco na camada de ozônio tende a diminuir, pois o CO2 que promove o efeito estufa também combina com os gases que destroem a camada de ozônio, combinação que resulta na chuva ácida.
c) quanto maior o buraco na camada de ozônio, menor será o índice de aquecimento global, pois, se por um lado o buraco permite a entrada de raios UV, por outro lado permite também a saída da radiação refletida da superfície do planeta e que contém calor.
d) o aumento do aquecimento global provoca o aumento do buraco na camada de ozônio, pois o CO2 concentrado na atmosfera também pode reagir com o ozônio, ainda que em menor escala, e resultar na impossibilidade de que mais moléculas sejam agregadas à camada de ozônio.
e) quanto menor o buraco na camada de ozônio, maior a capacidade de retenção de raios do Sol e, portanto, menor será a quantidade de radiação atingindo a superfície do planeta, o que diminui, portanto, a tendência de aquecimento global por causa do efeito estufa.

• (UFSCar) O lixo é um dos problemas ambientais mais preocupantes no âmbito das cidades, não só brasileiras, mas de todo o mundo. Sobre esta questão, assinale a opção correta.
a) A produção de lixo cresce na razão inversa do poder aquisitivo das populações. Isso ocorre porque os segmentos de alto poder aquisitivo adotam posturas mais conscientes em relação ao destino do lixo.
b) A participação do lixo orgânico em relação ao total de lixo produzido é menor nos bairros de baixo poder aquisitivo e maior nos bairros de classes média e alta. Isso decorre das diferenças na qualidade de nutrição entre os estratos populacionais.
c) O Brasil figura entre os países do mundo que mais reciclam latas de alumínio e papelão. Esse resultado decorre da conscientização da população e da implantação de programas de coleta de lixo seletiva nas principais cidades brasileiras.
d) O lixo representa uma fonte de trabalho e renda para uma população cada vez mais numerosa, sobretudo nos grandes centros urbanos do Brasil. Assim, muitas pessoas retiram do lixo coletado nas ruas e nos lixões a principal fonte de sua sobrevivência.
e) O lixo produzido nas cidades brasileiras tem um destino apropriado. Verifica-se que, na grande maioria dos casos, ele é depositado em aterros sanitários tecnicamente adequados ou é incinerado.

• (UNESP) A natureza possui uma notável capacidade de regeneração, embora alguns ecossistemas sejam muito vulneráveis aos impactos ocasionados pelo ser humano e às variações ambientais.
Com relação a essa temática, governos e organizações não governamentais de muitos países direcionam seus estudos para os chamados Hotspots. Hotspots são:
a) áreas tropicais preservadas e de grande diversidade biológica.
b) ecossistemas com grande biodiversidade, que correm perigo iminente de degradação.
c) áreas quentes e úmidas dos trópicos.
d) ecossistemas com grande fragmentação de seus territórios.
e) áreas muito próximas às “ilhas de calor” representadas pelas metrópoles.

• (UESPI) Em face da crescente demanda, a água vem se tornando uma preocupação para os governos de diversos países do mundo. Com relação a esse tema, considere as afirmações a seguir.
1. Governos, em todas as esferas, devem estabelecer políticas e começar a realizar investimentos em infra-estrutura para a conservação da água.
2. A falta de acesso à água poderá constituir-se num grave problema, pois gerará fome, doenças, instabilidade política e até conflitos armados.
3. Nas áreas de terrenos cristalinos, como por exemplo, os granitos e os gnaisses, a infiltração das águas das chuvas é muito intensa, daí a existência do semi-árido no Nordeste brasileiro.
4. Na ausência de uma ação organizada para economizar água, a combinação mudança climática e crescimento populacional criará uma enorme escassez desse recurso natural.
Estão corretas apenas:
a) 1 e 3
b) 2 e 4
c) 2 e 3
d) 3 e 4
e) 1, 2 e 4

• (UFPI) A energia nuclear oferece altos riscos ambientais e humanos, por isso recebe a crítica de ambientalistas e de pacifistas. No Brasil há um único complexo de usinas nucleares que se localiza:
a) em São Paulo.
b) em Minas Gerais.
c) no Rio de Janeiro.
d) no Rio Grande do Sul.
e) no Espírito Santo.

• (UNEAL) “O aquecimento global é estudado há 25 anos, mas pode-se dizer que 2006 foi o ano em que a humanidade tomou consciência de que a crise ambiental é real e seus efeitos imediatos. Até os
ecocéticos aceitam agora a idéia assustadora de que o tempo disponível para evitar a catástrofe global está perigosamente curto.” (Revista VEJA, ed. 30/12/2006)
Sobre esse tema, é correto afirmar que:
1) o aquecimento global está acontecendo principalmente em decorrência de uma mudança da inclinação do eixo da Terra, com relação ao plano da eclíptica.
2) o uso intensivo dos hidrocarbonetos e a queima de florestas contribuem decisivamente para o aquecimento global referido.
3) o aumento do nível médio do mar, ou seja, de fenômenos eustáticos positivos, é um dos efeitos globais do aquecimento global.
4) a substituição da energia de termelétricas por energia nuclear poderá representar, em grandes cidades, uma diminuição significativa nas emissões de CO2. Estão corretas:
a) 1 e 4 apenas
b) 1 e 2 apenas
c) 2 e 3 apenas
d) 2, 3 e 4 apenas
e) 1, 2, 3 e 4